5 CURIOSIDADES SOBRE A CHINA !

A CHINA é um dos países mais interessantes do mundo, com características únicas em diferentes áreas. Sua cultura não apenas fascina o mundo desde sempre como exerce uma forte influência nos costumes de países geograficamente distantes. A economia e o modo de produção chineses ganharam grande importância no cenário mundial, fazendo profissionais e estudantes das áreas financeira e administrativa voltarem seus olhos para o território de proporções continentais.

1- O stress é mínimo na China

A população chinesa é considerada muito calma em relação aos outros grandes países do mundo. Cruzar com alguém de cara feia na rua é quase tão difícil quanto escutar o som de buzinas nos engarrafamentos. Outra realidade, não?

2- O país é poluído…

Entre as 20 cidades mais poluídas no mundo, 16 estão localizadas em território chinês. As pessoas gostam de dizer que, tendo dinheiro suficiente, é possível fazer qualquer coisa. Não é bem assim. Existe uma nova base química utilizada na produção de equipamentos de alta tecnologia que é muito resistente. São os produtos orgânicos sintéticos, compostos reconhecidamente cancerígenos, que não se decompõem facilmente. Nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e em vários países asiáticos, eles são ilegais. Na China, infelizmente, não. Nenhum sistema de tratamento hídrico urbano no mundo é capaz de eliminar totalmente esses produtos. Eles permanecem na água, causando sérios prejuízos à saúde das pessoas. 

3- Tênis de mesa

 

Quando o assunto é tenis de mesa, a China é a grande referência mundial  Apesar da origem britânica, o esporte é uma febre no país asiático, que chegará aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 na liderança dos quadros de medalhas da modalidade.

 

No cenário Olímpico, os números impressionam. Das 28 medalhas de ouro que já estiveram em disputa desde a entrada do tênis de mesa no programa Olímpico, nos Jogos de Seul, em 1988, 24 foram conquistadas por atletas chineses, com destaque para Wang Nan, dona de quatro ouros e uma prata. A Coreia do Sul, com três ouros, e a Suécia, com um, completam a lista de países campeões Olímpicos na modalidade.

 

“O tênis de mesa é o primeiro esporte da China. Os atletas têm todos os recursos à disposição e o nível dos treinamentos é altíssimo. A seleção chinesa conta com cerca de 50 atletas, que trabalham comsparings treinados para simular as características dos principais adversários, e a concorrência para fazer parte deste grupo é muito grande.

 

4- A China é cheia de cidades fantasma!

 

Se você lendo está curiosidades sobre a China pensou em assombração, não se preocupe, elas não são mal-assombradas. A migração para os grandes centros e o forte desenvolvimento urbano criaram cidades muito maiores do que sua população, fazendo com que elas pareçam sempre vazias. A cidade de Ordos, por exemplo, possui apenas 1,9 milhão de habitantes. Parece muito? Não se você considerar que sua área é aproximadamente a mesma de todo o estado de Santa Catarina.

 

5- As receitas são inusitadas

 

A ultima curiosidades sobre a China é que a primeira regra da gastronomia chinesa é simples: “Se tem quatro pés e não é mesa, então é comida”. Não estranhe se encontrar no menu iguarias como cães, gatos, escorpiões, gafanhotos… O motivo? Fome! Durante a Revolução Cultural, na década de 50, milhões de pessoas passaram por necessidade financeiras graves, que os obrigaram a aguçar a criatividade e diminuir a exigência.